Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

Seguidores

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

MARIA FIRMINA DOS REIS


Confissão



Embalde, te juro, quisera fugir-te, 
Negar-te os extremos de ardente paixão: 
Embalde, quisera dizer-te: - não sinto 
Prender-me à existência profunda afeição.
Embalde! é loucura. Se penso um momento, 
Se juro ofendida meus ferros quebrar: 
Rebelde meu peito, mais ama querer-te, 
Meu peito mais ama de amor delirar.

E as longas vigílias, - e os negros fantasmas, 
Que os sonhos povoam, se intento dormir, 
Se ameigam aos encantos, que tu me despertas, 
Se posso a teu lado venturas fruir.

E as dores no peito dormentes se acalmam. 
E eu julgo teu riso credor de um favor: 
E eu sinto minh'alma de novo exaltar-se, 
Rendida aos sublimes mistérios do amor.

Não digas, é crime - que amar-te não sei, 
Que fria te nego meus doces extremos... 
Eu amo adorar-te melhor do que a vida, 
melhor que a existência que tanto queremos.

Deixara eu de amar-te, quisera um momento, 
Que a vida eu deixara também de gozar! 
Delírio, ou loucura - sou cega em querer-te, 

Sou louca... perdida, só sei te adorar.


- Maria Firmina dos Reis, em "Cantos à beira mar". São Luís do Maranhão, 1871, p. 79-80.



Biografia AQUI

11 comentários:

chica disse...

Bela poesia,Elvira! Bem escolhida! beijos, tudo de bom,chica

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto e obrigado por dar a conhecer!!! Bj

" R y k @ r d o " disse...

Maravilhoso, fascinante. Poema intenso, profundo, lindíssimo de ler.

Cumprimentos

Arthur Claro disse...

Linda poesia.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Cidália Ferreira disse...

Muito bom. Gostei bastante!! ))
*
Enquanto a solidão me perseguir...
.
Votos de um dia feliz. Beijos

São disse...

Aumentou os meus conhecimentos, graças!

Beijinho e bom resto de semana :)

Graça Pires disse...

Que confissão de amor! Tão belo este poema de Maria Firmina dos Reis, autora que não conhecia. Obrigada por partilhar, minha Amiga Elvira.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Portugalredecouvertes disse...

Olá Elvira
Gostei de conhecer essa poetisa brasileira
de grande talento
e que expressa lindamente as características do movimento romântico
da altura no poema sobre os sentimentos amorosos
Também li a biografia!

Marli Soares Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marli Soares Borges disse...

Olá, Elvira!
Gostei muito da poesia.
Obrigada pela partilha, não conhecia a poeta.
Bjs, Marli - Blog da Marli

Anete disse...

Gostei de ler o poema tão intenso.
Grande abraço virtual e real...