Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

Seguidores

domingo, 28 de maio de 2023

YOLANDA MORAZZO


Foto da Wikipédia






CONTRASTE


A minha alma trema em tuas mãos
debruçada na varanda desta tarde

Silêncio da cor em teus contornos
o adeus do mar dentro de mim

Para além do ilhéu dos pássaros da ilha
o sol morre aos poucos devagar

A minha alma treme em tuas mãos
debruçada na varanda desta tarde

Vejo os barcos ao longe na baía
as lanchas negras dos trabalhadores
a torre da capitania ao lusco-fusco

Lentamente uma a uma na cidade
vão acendendo as luzes da cidade

Na fábrica de bolacha do Matos
na padaria do Jonas depois

Só no cemitério ao lado é tudo escuro...

Branqueiam ainda as campas dos mortos
e os nomes vou ler à hora do sol
mas agora fazem medo à minha infância

Em casa dos meus vizinho perto
nh´ugénia de Sena e nhã Nê Grande
acenderam os candeeiros de petróleo


Yolanda Morazzo 


Yolanda Morazzo  já é residente neste blogue desde 2008. A sua biografia já foi publicada AQUI

6 comentários:

J.P. Alexander disse...

Me gusto el poema. Profundo y sutil. Te mando un beso.

Maria Rodrigues disse...

Lindo poema, não conhecia a poetisa.
Obrigado pela partilha
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Obrigada por dar a conhecer 👏😘

Olinda Melo disse...


Belo poema de Yolanda Morazzo,
poetisa que muito admiro.
Realmente uma voz feminina, rara,
no panorama literário da sua época.

Abraço e saúde.
Olinda

Graça Pires disse...

"O adeus do mar dentro de mim". Belíssimo este poema de Yolanda Morazzo. Uma voz própria onde, lentamente, a vida corre ao sabor dos dias. Obrigada por partilhar minha Amiga Elvira.
Uma boa semana com saúde.
Um beijo.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Elvira, muito bom ter conhecido essa poeta de Cabo Verde,
o mesmo país de outro grande poeta, Jorge Barbosa.
Gostei muito do poema de Yolanda.
Obrigado pela partilha.
Grande abraço, amiga, saúde e paz.