Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

Seguidores

quinta-feira, 11 de maio de 2023

7 DE MAIO DIA DA MÃE

DE MÃE

O cuidado de minha poesia
aprendi foi de mãe,
mulher de pôr reparo nas coisas,
e de assuntar a vida.

A brandura de minha fala
na violência de meus ditos
ganhei de mãe,
mulher prenhe de dizeres,
fecundados na boca do mundo.

Foi de mãe todo o meu tesouro
veio dela todo o meu ganho
mulher sapiência, yabá,
do fogo tirava água
do pranto criava consolo.

Foi de mãe esse meio riso
dado para esconder
alegria inteira
e essa fé desconfiada,
pois, quando se anda descalço
cada dedo olha a estrada.

Foi mãe que me descegou
para os cantos milagreiros da vida
apontando-me o fogo disfarçado
em cinzas e a agulha do
tempo movendo no palheiro.

Foi mãe que me fez sentir
as flores amassadas
debaixo das pedras
os corpos vazios
rente às calçadas
e me ensinou,
insisto, foi ela
a fazer da palavra
artifício
arte e ofício
do meu canto
da minha fala.


Conceição Evaristo



5 comentários:

J.P. Alexander disse...

Bello poema hermoso homenaje a la madre. Te mando un beso.

Graça Pires disse...

É de mãe tudo o que de melhor há em nós. O Poema de Conceição Evaristo é feito com palavras de quem sente o amor incondicional que só uma mãe sabe dar. Tão belo e delicado.
Um bom dia da Mãe, minha Amiga Elvira.
Um beijo.

Roselia Bezerra disse...

Feliz Dia das Mães, querida amiga Elvira!
A mãe é uma poeta do viver, faz dos filhos sua maior poesia.
Tenha um Dia muito Especial!
Beijinhos festivos

- R y k @ r d o - disse...

Elogiando a sua publicação que é fascinante em homenagem à Mãe
.
Mãe não é apenas ser mulher. É a Luz que ilumina o mundo. Uma DEUSA.
Feliz dia da Mãe.

São disse...

Abraço para todas a as mães que o são, especialmente para as que desempenham também o papel de pai.

Beijinhos