Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

Seguidores

domingo, 8 de maio de 2022

PORQUE HOJE É O DIA DAS MÃES EM GRANDE PARTE DO MUNDO


 DE MÃE

O cuidado de minha poesia
aprendi foi de mãe,
mulher de pôr reparo nas coisas,
e de assuntar a vida.

A brandura de minha fala
na violência de meus ditos
ganhei de mãe,
mulher prenhe de dizeres,
fecundados na boca do mundo.

Foi de mãe todo o meu tesouro
veio dela todo o meu ganho
mulher sapiência, yabá,
do fogo tirava água
do pranto criava consolo.

Foi de mãe esse meio riso
dado para esconder
alegria inteira
e essa fé desconfiada,
pois, quando se anda descalço
cada dedo olha a estrada.

Foi mãe que me descegou
para os cantos milagreiros da vida
apontando-me o fogo disfarçado
em cinzas e a agulha do
tempo movendo no palheiro.

Foi mãe que me fez sentir
as flores amassadas
debaixo das pedras
os corpos vazios
rente às calçadas
e me ensinou,
insisto, foi ela
a fazer da palavra
artifício
arte e ofício
do meu canto
da minha fala.
– Conceição Evaristo, em “Poemas da recordação e outros movimentos”. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

Conceição Evaristo já faz parte das poetas desta casa e a sua biografia já foi publicada em post anterior.

Para todas as mães que por aqui passarem um feliz dia.

13 comentários:

ematejoca disse...

Hoje é o Dia da Mãe ou Dia das Mães e da maternidade na ALEMANHA 🇩🇪

chica disse...

Aqui no Brasil é o dia! Obrigadão pelo carinho! Lindo domingo! beijos, chica

Tais Luso de Carvalho disse...


Excelente poema, amiga,
um feliz domingo, saúde e paz.
Um beijinho, querida Elvira!

Jeanne Geyer disse...

Tão delicada e doce tua poesia, gostei muito. Feliz dia das mães para ti, abraços.
https://botecodasletras2.blogspot.com/

Graça Pires disse...

Conceição Evaristo faz com este poema uma bonita homenagem às Mães, a tudo o que elas nos ensinam, a todo o amor que nos dão. O meu abraço forte para todas as Mães do Brasil e do mundo, principalmente para as que estão a sofrer os horrores da guerra e do desamparo.
Muita saúde, minha Amiga Elvira.
Um beijo.

Olinda Melo disse...

Bom dia, Elvira

Uma homenagem às Mães com este poema de Conceição Evaristo,
que nos diz a importância das mães na formação da
personalidade dos filhos.

Beijo
Olinda

" R y k @ r d o " disse...

Poema lindíssimo, dedicado às mães. que me fascinou ler.
.
Também escrevi sobre o dia da mãe. Domingo feliz. Abraço.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

DEUS SALVE A MÃES!
Só mãe dá à luz de amor.
Ser mãe é ser e ente
À imagem ao Criador,
Reproduz – semente.

FELIZ DIA DAS MÃES! Laerte

Cidália Ferreira disse...

Poema magistral. Obrigada pela partilha!
-
Hoje é dia de celebrar a vida de todas as Mães.

Beijos, e um bom Domingo.

J.P. Alexander disse...

Lindo homenaje. Te mando un beso.

Ruthia disse...

Que coisa mais linda, Elvira. É realmente enternecedor o cuidado que as mães colocam nas coisas, especialmente quando dirigidas aos seus filhos.
Espero que tenha festejado o Dia da Mãe rodeada de amor e alegria.
Beijinhos

São disse...

A minha homenagem a todas as mães que o sabem ser , especialmente às que também assumem o papel de pais.

Beijinho , boa semana :)

Maria Rodrigues disse...

Belíssimo poema em homenagem às Mães.
Desconhecia a poetisa.
Beijinhos