Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

Seguidores

domingo, 2 de outubro de 2022

LUIZA NETO JORGE

 


Anos Quarenta, os Meus

De elétrico andava a correr meio mundo
subia a colina ao castelo-fantasma
onde um pavão alto me aflorava muito
em sonhos à noite. E sofria de asma
alma e ar reféns dentro do pulmão
( como um chimpanzé que à boca da jaula
respirava ainda pela estendida mão ).
Salazar três vezes, no eco da aula.
As verdiças tranças prontas a espigar
escondiam na auréola os mais duros ganchos.
E o meu coito quando jogava a apanhar
era nesse tronco do jardim dos anjos
que hoje inda esbraceja numa árvore passiva.
Níqueis e organdis, espelhos e torpedos
acabou a guerra meu pai grita "Viva".
Deflagram no rio golfinhos brinquedos.
Já bate no cais das colunas uma
onda ultramarina onde singra um barco
pra Cacilhas e, no céu que ressuma
névoas águas mil, um fictício arco-
-iris como é, no seu cor-a-cor,
uma dor que ao pé doutra se indefine.
No cinema lis luz o projetor
e o FIM através do tempo retine.

Luiza Neto Jorge

Biografia AQUI

8 comentários:

J.P. Alexander disse...

Genial poema . Me gusto mucho.

chica disse...

Gostei de ler! beijos, ótimo domingo! chica

- R y k @ r d o - disse...

Sem dúvida um belo poema que muito gostei de ler
.
Feliz domingo … abraço cordial
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Graça Pires disse...

Luiza Neto Jorge, uma autora que anda bastante esquecida, mas que eu amo ler.
Este poema em que descreve algumas sensações que teve nos anos quarenta é ilustrativo da qualidade da sua poesia. Gostei de a encontrar aqui, minha Amiga Elvira.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Maria Rodrigues disse...

Belíssimo poema.
Excelente partilha.
Beijinhos

engaztop2 disse...




شركة الصفرات للتنظيف بالرياض
شركة تنظيف مكيفات بتبوك

São disse...

Boa escolha.

Beijinho amigo e feliz feriado :)

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de sábado, querida amiga Elvira!
Não vejo a hora de ouvir o tal grito de paz: a guerra acabou!
Também vou gritar viva!
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno