Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

Seguidores

domingo, 5 de novembro de 2023

ROSÁLIA DE CASTRO - UMA VEZ TIVE UM PREGO

 


UMA VEZ TIVE UM PREGO

Uma vez tive um prego
cravado no coração
e não me lembro mais se era aquele prego
de ouro, de ferro ou de amor.
Só sei que me doeu tão profundamente,
que me atormentou tanto,
que chorei dia e noite sem cessar
como Madalena chorou na Paixão.
“Senhor, tu podes fazer tudo
”, pedi a Deus uma vez, “
dá-me coragem para remover o
prego de tal condição com um só golpe”.
E Deus me deu, arranque-o.
Mas... quem diria?... Depois
não senti mais tormento
nem sabia o que era dor;
Eu só sabia que não sei o que estava faltando
onde faltava o prego,
e talvez... talvez eu tivesse solidão
daquela dor... Meu Deus!
Esta lama mortal que envolve o espírito,
quem a compreenderá, Senhor!...

BIOGRAFIA AQUI

11 comentários:

ematejoca disse...

Conheço muitíssimo bem a estátua da poetisa na Praça da Galiza, da cidade invicta.
A sua obra poética é-me quase desconhecida.

Continuação de um domingo poético e especialmente com muita saúde.

Juvenal Nunes disse...

Faço minhas as palavras da Palmira.
No texto fica um sabor masoquista confessado pela própria autora.
Abraço de amizade, Elvira.
Juvenal Nunes

Graça Pires disse...

Bom dia minha Amiga Elvira. Que bom ter regressado.
Gosto muito da poesia da Rosalía. Foi bom encontrá-la aqui.
Tudo de bom.
Uma boa semana.
Um beijo.

Isamar disse...

Olá Elvira,
Que bom regresso.
Belíssimo poema! Obrigada pela partilha.
Espero que este novo tratamento a ajude e que as coisas se resolvam entretanto. O SNS está em decadência :(
Desejo que possa sentir-se melhor, com mais optimismo e ânimo.
Receba um enorme abraço e muita força.
Beijinho grande ♥

Ana Tapadas disse...

Conheço tão bem a Galiza e Roasalía, é bom encontrá-la aqui.
Afinal, o meu marido fui buscá-lo a Caminha :) bastava atravessar o rio.
Concordo com o Juvenal.
Beijo

Olinda Melo disse...


Olá, Elvira

Gostei muito de vê-la voltar às lides da blogosfera.
Fazia falta a sua presença.
Gostei muito de ler o poema de Rosália de Castro,
versos muito sofridos. Fui ler a sua interessante
biografia.
Boa semana lhe desejo, com saúde.
Beijos
Olinda

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

A poem full of strong emotions and feelings, which I really enjoyed reading.
I joined your blogging friends
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Elvira

Gostei de ler aqui Rosália de Castro com um poema bastante forte.
Boa semana.
E desejo melhoras de saúde por aí.

Um beijo
:)

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Elvira, agradeço-lhe pela excelente partilha,
gostei muito desse poema, dessa excelente poetisa espanhola,
que graças a você acabei de conhecê-la (li sua biografia, inclusive).
Uma ótima semana, amiga, muita saúde e paz.
Grande abraço.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Elvira!
Fico muito contente por estar postando mais regularmente e com muita qualidade, como lhe é peculiar.
Um poema marcante, fazemos uma contemplação da cena e nos comove muito.
Tenha um final de noite abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno

Toninho disse...

Oi Elvira, que bom saber de você entre nós.
Eu ando meio atribulado mas fiquei feliz em lhe ver por lá.
Aqui venho para esta sua pagina, que gosto muito e hoje esta espanhola, que fui ver a biografia. Um poema forte com um belo trabalho da dor, que parece ser parte dela.
Beleza de apresentação e vou ver mais sobre ela.
Grato amiga e cuide-se bem.
Meu abraço carinhoso e feliz fim de semana iluminado.