Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

segunda-feira, 22 de março de 2010

CRISTIANE NEDER




Foto de Arias Rizo

DITA DURA

Dita
o progresso,
dura
o retrocesso.

Dita
palavras,
duras
pancadas.

Dita
educação,
dura
analfabetização.

Dita
riqueza,
dura
pobreza.

Dita
ao homem,
dura
o consome.

Dita
tudo,
dura
nada.

Cristiane Neder

BIOGRAFIA

Cristiane Neder , nascida na Cidade de Santo André - SP, Brasil, em 18 de agosto de 1969 . Formou -se em Colegial Técnico em Propaganda e Publicidade em 1989 no CSJT , fez graduação em Comunicação Social em Rádio e Televisão na Universidade São Judas Tadeu , formando -se em 1994 . Faz atualmente Mestrado em Comunicação Social na Escola de Comunicação e Artes da USP em Cinema , Rádio e Televisão - CTR , com a orientação do Prof. Dr. Marcelo Tassara .
Escritora e poeta , publicou em 1992 o seu primeiro livro Revolution, por Massao Ohno Editor . No ano de 1996 é convidada a participar da publicação Agenda da Tribo, agenda polêmica de um grupo de anarquistas que é vendida e distribuida por todo Brasil, com pedaços de letras de músicas e poesias . Seus poemas configuraram ao lado de escritos talentosos de e de artistas como Caetano Veloso, Renato Russo e Chacal nesta agenda . Participou da Antologia Literária : Vento A Favor , publicada em 1997 pela Realistas Editora .
Começou escrevendo cedo já com seus 12 anos de idade e começa a trabalhar como colaboradora de matérias, artigos e crônicas em vários jornais aos 14 anos , passando a escrever no Jornal da Zona Leste . Daí para frente não parou mais de escrever nos mais diversos jornais : Expressão da Liberdade, O Central, O Dia de São Paulo, Espaço 10 de Matão, O Democrata de Piracicaba .
Escreveu e publicou poesias em jornais especializados só em literatura também : Tal e Qual de Porto Alegre, Verso e Reverso , D. O Leitura , O Nicolau, e e o mais recente O Carioca e no Jornal da OMLD - Organização Mundial de Lusos e Descendentes , onde também é Vice - presidente de Cultura da entidade, nomeada em 1996 , e deu aulas de literatura no Curso : O Mar Como Mensageiro da Palavra, curso criado por ela , no qual se preocupou em fazer um estudo comparado entre a literatura Brasileira e Portuguesa e como se deu o processo de difusão das duas .
Colaborou com alguns artigos acadêmicos na Revista Integração do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas, e participou de seminários na mesma universidade. Além dos seus trabalhos já comentados é autora de uma série de poesias feitas ao Vinho Forestier, trabalho publicitário que foi publicado em no Jornal Círculo de Conhecedores da Maison Forestier em 1994 , no nº 12 publicado pela Task Force Serviços de Comunicação .
Em 1994 seu poema Prestes é outorgado como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo pela Prefeitura da Cidade e é colocado em uma placa comemorativa em homenagem a Luiz Carlos Prestes, no Parque Municipal que leva o nome do líder tenentista - comunista , por iniciativa do então Deputado Estadual Hilkias de Oliveira .
O trabalho literário de Cristiane Neder tem vários reconhecimentos : o poema Prestes ganha menção honrosa em 1989 da Casa de Las Américas de Cuba, em 1991 e o X Juri do Salão de Arte do SAIAMC - Salão de Arte do Instituto Alberto Mesquita de Camargo confere o prêmio Troféu Especial na categoria Honra ao Mérito - Poetisa . Ganha em 1991 também o 1 º Concurso de Poesia da Universidade São Judas , em 1 ª colocação .
O Concurso Cultural Fuji Photo Film do Brasil também lhe confere em um diploma pela sua destacada participação com frases em defesa do Meio Ambiente em 1989 , assinado pelo diretor presidente Takeo Shirasaki . Em 1997 ganha Menção Honrosa do Grupo Pão de Açucar por seu texto - poético dissertativo sobre o supermercado no Concurso Cultural Pão de Açucar , e '' O Pão de Açucar de Nossas Vidas '' é encaminhado para o Acervo Cultural da Empresa para o Projeto Memória .
A veia política de Cristiane Neder tanto quanto a literária sempre foi saliente desde seus 14 anos, quando ingressa na vida partidária, escreve em 1996 o texto : '' O Sentimento de Ser Socialista'' , no qual descreve neste seu texto a seguinte conotação do que é ser socialista para ela : '' Ser socialista é para mim antes de tudo não deixar que a criança que há dentro de cada um de nós caia no esquecimento '' . Foi da direção municipal das Comissões da Juventude e da Cultura no PCB - Partido Comunista Brasileiro - 1987 à 1989 .
Hoje preocupada em incentivar a literatura no Brasil Cristiane Neder apresenta um quadro de literatura na Rede Mulher e simultaneamente na CNT / Gazeta , chamado Lendo Mais, às quartas - feiras de manhã por volta de 9 : 30 às 10 : 00 horas no Programa Viva Show, dando espaço para editores, autores, jornalistas e divulgadores literários e culturais em geral para falarem sobre temas literários desde a prosa à poesia .
A conciliação da poesia com a política é o resultado do livro Politicamente ( In ) Correta, onde a autora define sua paixão pela poesia , tanto quanto pela política na seguinte frase: '' A poesia me dá o direito de sonhar , e a política me dá o direito de realizar '' .


Biografia DAQUI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...